Buscar
  • Cris Campos

Saiba como a hipnoterapia pode ser utilizada em crianças

Atualizado: Abr 5


Quando buscar a hipnoterapia para as crianças?


É comum os pais me procurarem com alguma preocupação em relação aos seus filhos.

O que costumo dizer para estes pais é que primeiro olhem para si mesmos.

Se você percebe que a sua criança está precisando ser levada a um terapeuta, pode ser que você também esteja precisando deste auxílio.


Quando a criança apresenta algum sintoma indesejável, é importante que estes pais ou responsáveis busquem responder questões como:

  • Como é o meio em que esta criança vive?

  • Como estão as relações entre esta família e nos outros ambientes que ela frequenta?

A criança reflete o meio em que ela vive e os sentimentos dos pais.

Criança precisa de amor, carinho, atenção, respeito. Se os pais não estiverem centrados e disponíveis, nem sempre conseguirão atender estas necessidades das crianças.


Primeiramente, se você é pai, mãe ou responsável, faça uma reflexão de como você se sente e qual é a qualidade do tempo que tem disponibilizado à sua criança.


  • Você percebe dentro de você um turbilhão de emoções negativas que não tem conseguido lidar sozinho?

  • Se pega frequentemente com os pensamentos em outros lugares, fora do presente, inclusive nos momentos que passa com a sua criança?

A criança sente tudo isto e manifesta através de algum sintoma.

Minha recomendação é que o trabalho comece com os pais. Se a criança continuar manifestando o sintoma, aí prosseguimos com a criança.

Uma ótima solução também é realizar o trabalho em conjunto. Uma excelente oportunidade de autoconhecimento, reavaliação de comportamentos e melhoria da conexão entre pais e filhos.


Para que a hipnoterapia em crianças pode ser utilizada?


A hipnoterapia pode ser utilizada para hábitos indesejáveis (roer unhas, fazer xixi na cama, chupar o dedo, etc), medos, gagueira, agressividade, alergias, ansiedade, asma, problema com estudos, separação dos pais, problemas de alimentação, distúrbio de sono, hiperatividade, superar traumas, entre outros.

A partir de quantos anos a criança já pode fazer hipnoterapia?


Nós dizemos que quando a criança já é capaz de se comunicar, entender e seguir instruções, ela já pode passar pelo processo.

Isto acontece normalmente por volta dos 4 anos de idade.


Como a hipnoterapia funciona em crianças?


Hipnose é uso da imaginação para alterar a nossa percepção de realidade. As crianças já fazem isto o tempo todo. Entram em seu próprio mundo e começam a criar a sua própria realidade.


A hipnoterapia em crianças é até mais fácil de realizar do que em adultos. As crianças não têm os medos e preconceitos que muitas vezes o adulto tem. Pode ser uma ótima solução, mais rápida que outros processos terapêuticos e segura.


O que as crianças mais gostam de fazer na infância é brincar e a hipnoterapia pode ser para a criança uma grande diversão. Por meio de histórias emocionantes e técnicas de visualização, as crianças são convidadas a realizarem uma viagem especial dentro da sua própria mente.


O que a hipnoterapia faz é estimular que ela procure estas respostas dentro dela. Este processo como um todo, além de divertido, também dá um empoderamento muito grande para a criança, pois faz com que ela perceba que ela mesma é capaz de resolver as suas dificuldades.

O benefício é incrível, pois resolvendo estes medos, dúvidas e angústias na infância, você estará liberando esta criança para que ela utilize o seu potencial completo e melhore a sua qualidade de vida.


Importância dos pais no processo


O trabalho é realizado com a criança, tendo os pais também uma grande participação, visto que eles são os maiores influenciadores desta criança e podem influenciar no sucesso do tratamento.

Os pais terão um papel muito importante transmitindo confiança, na manutenção de um meio saudável, no empoderamento desta criança, além do reforço positivo.

Por exemplo: se a criança está com dificuldades na escola e os pais perdem a paciência e ainda falam que ela é burra. Ao invés de ajudar, estão prejudicando o desenvolvimento e autoestima desta criança.

Após a sessão, se os pais apoiarem seu filho, ajudando na lição de casa, reconhecendo o seu esforço e elogiando, os resultados serão atingidos com mais rapidez.

Ao contrário disto, se após a sessão, os pais continuarem com a programação negativa, há uma alta probabilidade da criança regredir, voltando ao seu comportamento inicial.


Outro ponto importante, é que tanto o pai quanto a mãe concordem com a hipnoterapia. Se o apoio vem de apenas um lado, o sucesso pode ser colocado em risco quando a criança chegar em casa.


O sucesso é provável e frequente quando todos trabalham em parceria em prol desta criança.


Hipnoterapia em SP presencial e online
Cris Campos Hipnoterapia

Artigo escrito por Cristina Campos, hipnoterapeuta e terapeuta sistêmica.

Auxilia nos processos de transformação e auto cura, ajudando as pessoas a olharem para dentro, resgatarem sua autoconfiança e (re)criarem sua vida com sentido.

​É mãe de 2 filhos e nos últimos anos tem se dedicado cada vez mais a entrar neste universo de pais e filhos auxiliando na saúde emocional e vínculo entre ambos.




Como posso te ajudar?

Entre em contato pelo (11) 99634-3977

Siga a Cris Campos no Instagram: @criscampos.hipnoterapia

O tratamento pode ser presencial e online.

Para adultos envolve uma sessão de ~2h e um retorno de ~1,5h em 40 dias.

Para crianças, é realizada uma conversa prévia com os pais, 1 a 3 sessões presenciais de ~1 h e um feedback para os pais.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Ícone WhatsApp.png