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  • Cris Campos

Crise de Ansiedade em tempos de COVID


Sintomas de Crise de Ansiedade ou Ataque de Pânico
Crise de Ansiedade


Tem sido cada vez mais comum as pessoas me procurarem com sintomas de crise de ansiedade ou ataque de pânico.


De acordo com a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo, com ~ 9% dos brasileiros já tendo apresentado algum sintoma.


Há estudos recentes que apontam que o Brasil apresenta os maiores índices de ansiedade e depressão durante a pandemia.


O pior disso tudo é que muitas pessoas acabam confundindo a crise de ansiedade com o COVID, já que um sintoma comum entre eles é a falta de ar e aperto no peito.

Você conhece os sintomas de uma crise de ansiedade? Veja os principais deles abaixo:

· Taquicardia

· Falta de ar

· Suor ou tremores

· Enjoos

· Formigamentos

· Dor ou aperto no peito

· Medo exagerado


Eu tenho plena convicção de que a fase que estamos vivendo de fato acentuou muito este quadro.


Com a pandemia do coronavírus, que já se estende por mais de um ano, as pessoas estão vivendo em estado de alerta, como se fossem precisar atacar ou se defender a qualquer momento.


Este estado acaba desencadeando a produção de hormônios como adrenalina, noradrenalina, cortisol e trazem uma série de efeitos colaterais, como estresse, insônia, ansiedade, irritabilidade, explosões emocionais e dificuldade de concentração.


As pessoas estão sentindo medo: medo de contrair o coronavírus, medo da doença se agravar quando descobrem que estão com a doença, medo de morrer, de perderem seus empregos, etc.


Sentem tristeza por estarem vivenciando o luto de um ente querido


Sentem solidão, agravada pelo isolamento social.


Sentem raiva e frustração por terem que administrar filhos, trabalho e cônjuge tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Isto acaba desgastando as relações e traz grandes prejuízos à convivência familiar.


Sentem como uma bomba relógio, prestes a explodir. Esta mistura de emoções mal administradas pode levar à baixa produtividade, insônia, perda de concentração no trabalho, procrastinação, entre outros.


Se você se identifica com este quadro, saiba que cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar de sua saúde física.


Ações de autocuidado nunca foram tão essenciais como agora.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar neste momento:


- Dê pequenas pausas no seu dia e foque em sua respiração. Se puder incluir a meditação como prática diária melhor ainda. Se não for possível, apenas dê pequenas pausas e se concentre em sua respiração, principalmente quando se sentir ansioso.


- Evite os noticiários ao máximo. Estamos numa fase muito delicada e as notícias certamente não vão contribuir para o seu bem estar.


- Estabeleça uma agenda limitada de trabalho. Como o trabalho e outras rotinas se misturaram é muito grande a tentação de estender o horário de trabalho em detrimento a uma atividade física ou tempo de qualidade com a sua família.


- Busque atividades que te dão prazer dentro de casa: hobby, leitura, cursos online, filmes, dança. O que você pode adotar como prática para te prazer?


- Adote uma alimentação saudável e beba água. Com a ansiedade, pode vir junto a vontade de descontar na comida. Estabeleça um cardápio e compre alimentos saudáveis.


- Busque sua família e amigos para conversar, mesmo que de forma virtual. Falar de nossas emoções é uma ótima forma de mantermos a saúde mental.


- Faça terapia. Saiba que muita coisa já estava em você e que a pandemia foi apenas o gatilho. Aproveite a oportunidade para olhar para dentro, se conhecer, se curar.


A nossa maior dor pode se tornar a nossa maior força.

Este período que estamos passando é transitório e você poderá sair dele mais fortalecido.

Se você se identifica com este quadro, saiba que cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar de sua saúde física.



Artigo escrito por Cristina Campos, hipnoterapeuta e terapeuta sistêmica.

Auxilia nos processos de transformação e auto cura, ajudando as pessoas a olharem para dentro, resgatarem sua autoconfiança e (re)criarem sua vida com sentido.


Como posso te ajudar?

Entre em contato pelo (11) 99634-3977 para saber mais detalhes.

Siga a Cris Campos no Instagram: @criscampos.hipnoterapia

O tratamento pode ser presencial em SP (São Paulo e Vinhedo) e online.

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